RELIGIÃO





Extraído do livro APOSTASIA, Nova Ordem Mundial e Governança Global

A NOVA MORALIDADE
Por NORMA BRAGA*



Cristianismo e Parasitismo

Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, uma das ênfases bíblicas mais bonitas é o cuidado com os fragilizados da sociedade, o pobre, o órfão, a viúva, o estrangeiro. Toda a Escritura os menciona, condenando quem abusa de sua situação de vulnerabilidade e estimulando que sejam amparados, o que demonstra o especial zelo de Deus para com eles. 

No mundo Ocidental, embebido de conteúdos judaico-cristãos esse especial cuidado com os desvalidos passou para a graça comum, sendo incorporado à cultura e gerando posturas concretas. Mudanças progressivas na mentalidade ocidental resultaram na criação de diversas instituições de ajuda como abrigos, orfanatos, asilos, casas de recuperação; no estabelecimento dos direitos humanos e dos direitos trabalhistas; no respeito pelo deficiente, etc.
Por mais que o homem trabalhe pelos desvalidos, no entanto, nada indica que conseguiremos um mundo ideal em que tais situações de vulnerabilidade extrema sejam inexistentes. Pelo contrário: os cristãos que creem na Bíblia sabem que essa será uma característica somente de um mundo redimido, em que não mais subsistirá nenhum tipo de sofrimento: “Deus mesmo estará com eles. “E lhes enxugarás toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. Apc.21:3-4 

Assim, os cristãos agem para minorar o sofrimento existente no mundo, mas sempre cientes de que a redenção foi conquistada em Cristo e se manifestará em toda a plenitude no final dos tempos.

No século XIX, porém, a preocupação bíblica com os pobres foi transmutada em uma utopia materialista e terrena. O marxismo surgiu como uma proposta de redenção total para agora, uma relação humana por meio da economia. Nesse sentido, é uma espécie de parasita do cristianismo, estruturando-se em moldes cristãos e acomodando-se à linguagem do amor cristão, como uma teologia de ponta-cabeça. Conforme pontifica Nancy Pearcey, o marxismo imita os pontos mais centrais da teologia cristã: a criação divina é substituída pela matéria autônoma; o pecado original, pela propriedade privada; a salvação em Cristo pela revolução socialista. De acôrdo com o próprio Karl Marx, “o comunismo é o enigma resolvido da história e se vê como essa solução”. 

No comunismo, a preocupação com os pobres se torna a bandeira que mobiliza a compaixão do povo; empunhando tal bandeira o Estado comunista acumula poder e se assenhora não só dos meios de produção, mas da direção da história: uma função grande demais. Em nome dos oprimidos, o Estado se torna o único a exercer opressão – uma opressão tão pesada que caracteriza o que a autora judia Hannah Arendt chamou de “totalitarismo”. 

Segundo Arendt, o totalitarismo não é somente um governo despótico e tirânico. Os governos totalitários se fundamentam em uma idéia que muda totalmente a cosmovisão de dada sociedade, destruindo a antiga e fundando uma nova -  como se fosse legítimo e possível que a vida comum e o próprio homem fossem moldáveis à força por outros homens.  Este processo não pode ser levado a cabo sem que o estado assuma a posição de um guia supremo em todas as áreas, impondo à sociedade seus próprios valores. Na Bíblia, porém, a função estatal tem limites bem precisos: deus instituiu os magistrados para punir os maus e garantir a ordem Romanos 13.  De acordo com Abraham Kuyper, a sociedade é constituídade de esferas autônomas – a consciência individual, a família, a igreja, as livres associações. O Estado jamais pode ferir a soberania das esferas individuais, familiares e corporativas, pois a autoridade de cada esfera descende igualmente de Deus.  O Estado totalitário necessariamente rompe a necessária divisão entre as esferas, invadindo âmbitos que não lhe pertencem e aniquilando a liberdadeindividual e de associação.  As igrejas cristãs foram grandemente atingidas por perseguição, como mostram, por exemplo, os tocantes testemunhos de Haralan Popov na Bulgária, Irmão Yun na China e Richard Wurmbrand na Romênia, dentre outros. 
    
O avanço do Estado sobre as demais esferas é efetuado, como foi dito, com base em um processo parasitário que culmina na criação de uma teologia humanista, com sua redefinição de bem e mal. No cristianismo, o que é o bem e o que é o mal? O bem é absoluto, e Deus é o Supremo Bem; o mal é uma instância não absoluta, consequencia da separação entre Deus e o homem. Sem Deus o homem está morto espiritualmente, imerso emsua própria maldade; todos somos pecadores e todos carecemos da glória de Deus (Rm.3:23): esse é o sentido do pecado original. A morte espiritual só é resolvida na cruz de Cristo, que, sendo inocente, morreu por nós para nos livrar do pecado. Já na teologia estatal humanista, que se realiza nos regimes totalitários que conhecemos – comunismo e nazismo -, o Estado assume o lugar de Deus, quando decide quem é mau de acordo com parâmetros próprios, em uma preocupação com a permanência no poder. O Estado passa a ser o promotor autoritário de uma nova moralidade que busca submeter todas as outras, aniquilando-as.

Na Alemanha, o nacional-socialismo criou sua própria versão de teoria da evolução, conjugada a mitos arianos e demais símbolos nacionalistas, para estabelecer que os “bons” seriam os arianos e os “maus” o restante da população. Assim, os bodes expiatórios da Alemanha hitlerista foram judeus, ciganos, cristãos dissidentes e povos não-alemães, além dos inimigos ideológicos do regime, ou seja, qualquer um que não se enquadrasse no ideal ariano da perfeição, que era povoar o mundo de “fortes”. O nazismo deixou quarenta milhões de mortos. Na ex-URSS, Lênin usou as teorias de Marx sobre a luta de classes e a revolução socialista para dividir os homens em classe dominante (“maus”) e classe operária  (“bons”): os bodes expiatórios do regime soviético foram os detentores dos meios de produção, os considerados “párias” da sociedade e qualquer um que fosse inimigo ideológico do regime, recusando-se a partilhar de um ideal de igualdade econômica que clamava privilegiar os “fracos”. O objetivo do totalitarismo é estabelecer um padrão de pensamento único pelo qual o governo, ou seja, o Estado, torna-se praticamente indestrutível.

Um ideal de uma sociedade de “fortes” com base em uma suposta superioridade racial é algo particular demais para implantar-se como ideologia mundial. O caráter imperialista, abertamente conquistador, do nazismo é o que o torna uma ideologia antipática para a maioria. Já o comunismo continua a ser partilhado por muitos justamente porque seu ideal (em teoria) é o restabelecimento de uma “justiça” na terra por meio do cuidado com os fracos. Embora o comunismo tenha até feito mais mortos que o nazismo, não sofreu a mesma condenação. Por que? Justamente por sua aparência “nobre”, que lhe foi conferida por uma distorção da teologia cristã. O comunismo não é a declaração aberta de conquista de outros povos, mas sim um ideal de redenção, em que os “maus” são egoístas que compõem as classes dominantes e não querem abrir mão de seus “privilégios”. O Estado se apresenta, nesse contexto, como a mão de Deus que restabelece a justiça. A finalidade explícita do comunismo é acabar com as classes dominantes e promover a igualdade econômica; a implícita é transformar o Estado na única classe dominante, poderosa e inatacável, ao transferir todos os meios de produção e todo o poder político para as mãos do grupo que lidera o país.
O comunismo fez mais de cem milhões de mortos nos países em que foi implantado. Quem não foi morto diretamente pelo governo foi morto pela fome, pois o fim da propriedade privada baixou drasticamente a produção de alimentos. Essa é a consequencia quando se mexe drástica e arbitrariamente na economia: os direitos mais básicos são restringidos e as pessoas não mais encontram estímulo algum ao trabalho. Declara o economista e analista político Thomas Sowell que o controle dos preços não só não funciona, mas tem efeitos cruéis: quando o governo decreta que os alimentos só podem ir até determinado valor, os produtores se veem desanimados com a possibilidade de um lucro diminuído ou nulo e o resultado é a queda drástica na produção. Assinala, ele, que foi justamente por causa desse mecanismo que houve fome na França na época da Revolução. Quando, então, o governo extrapola mas ainda sua intervenção a economia e simplesmente se apropria dos meios de produção, tomando à força os negócios das pessoas, como aconteceu nos países comunistas, o resultado é fome e carência generalizada. Em Cuba, cada pessoa tem “direito”a um cartão parase alimentar, de um valor tão pequeno que não supre as necessidades nutricionais. A Cuba de Fidel Castro é uma nação de desnutridos. Em suas viagens para lá, turistas caridosos costumam levar em malas abarrotadas rolos de papel higiênico, tubos de pasta de dente e demais itens básicos para distribuir às pessoas. Diante desse quadro, é de uma crueldade inigualável elogiar a “desenvolvida”medicina cubana.

O poder do governo comunista se torna um poder, sobretudo, moral ao basear-se nessa finalidade alegadamente “altruísta” – a igualdade – para seu fortalecimento e sua perpetuação, já que é  o Estado que precisa, teoricamente, deter a riqueza para depois distribuí-la; evidentemente, na prática, nada distribui. Em teoria os líderes comunistas se esforçam “pelos pobres” contra os opressores “ricos”; na prática, os opressores são os que se opõem ao regime, ricos ou pobres: o comunismo matou muitos pobres, quando dissidentes do regime, e privilegiou muitos ricos, por trabalharem ideologicamente pelo comunismo. Além disso por tomar as riquezas para si, o Estado omunista é a instituição mais rica do país. O próprio Fidel Castro foi considerado um dos mais ricos pela revista Forbes. Na Venezuela, Chavez dizia “eu sou o povo” para justificar a progressiva supressão da democracia, depois de mudar a constituição para garantir a perman6encia no poder e decretar que nenhum venezuelano poderá fazer o que quiser com seus bens imóveis sem autorização do governo. 

Todas essas arbitrariedades estatais se valem do substrato cristão da cultura que nos manda cuidar dos desvalidos, para impor não só a redenção através da economia, mas um tipo de moralidade que absolutiza a posição econômica como um dado espiritual incontestável: assim, os pobrese necessitados são sempre as vítimas, não importa a situação. Cria-se uma atmosfera em que são justificados e desculpados ladrões e assassinos. O pensador René Girard deu a esse mecanismo de justificação o nome totalitarismo da vítima: em nome das vítimas, passa a ser peritido fazer vítimas sem conta. Isso tem dado amplo respaldo aos regimes comunistas que ainda estão em vigor (como o de Cuba, da Coreia do Norte etc.) e também aos terroristas, que em geral contam como apoio dos que defendem o socialismo. Em nome do amor e da compaixão pelos fracos da sociedade, até mesmo cristãos verdadeiros têm caído nessa armadilha.

Na cosmovisão cristã, porém, sabemos que toda a glória é devida somente a Deus. Somente Deus é Senhor; todo poder que nos é dado na terra é um poder relativo,submetido ao poder supremo e único de Deus. Portanto, se assumimos posições de comndo, precisamos tomar muito cuidado para exercer esse poder de uma forma moderada, para não agir como um “deus” sobre a vida de outras pessoas. No comunismo, essa moderaçào não existe, pois a instância transcendente é negada ou desviada para fins de otenção de poder total. Entregues a si mesmos,os homens se veem reduzidos a lutar uns contra os outros para prevalecer. Uma sociedade sem Deus, cujas dimensões são inteiramente politizadas, é uma sociedade treinada para ver a tudo com os olhos cobiçosos do poder humano. Nós, cristãos, sabemos que todos somos pecadores; a humanidade é má e, desprovida do Espírito Santo, não encontra oposição alguma a sua sede de podere controle. Quanto mais poder você der a um homem, mais ele se mostrará pecador; é o orgulho do “só eu posso resolver isso”. Por isso as sociedades de mocráticas funcionam melhor: a alternância de poder evita o abuso, e o direito à propriedade privada (garantida pelo próprio Deus no oitavo mandamento e confirmada por Jesus em Mt.19:18) garante que cada pessoa tem seu papel na produção e na administração de bens. O Estado sempre se mostrou um péssimo produtor e um péssimo administrador da produção. Um mundo sem proprietários só seria possível em um mundo sem pecadores. Os cristãos experimentaram um pouco disso em Atos.

“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum”. Atos 4:32 

Uma das estratégias diabólicas mais eficazes para fazer com que os cristãos sejam adeptos e divulgadores de um marxismo travestido de cristianismo, um pensamento secularista e em oposição à verdadeira espiritualidade, tem sido a confusão entre a Bíblia e a ideologia marxista. Assim, muitos se utilizam desse texto de Atos para justificar o comunismo. Mas é exatamente o oposto: “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma” . Quem realiza essa harmonia entre o povo? O Espírito Santo. “Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum”. Quem dá essa bondade ao coração? O Espírito Santo. No comunismo, tudo descende do Estado e tudo é obrigatório: a uniformidade de pensamento é conseguida na base da força bruta, com coação e sangue; a tal “redistribuição da riqueza”  é apenas uma desculpa para que o Estado se fortaleça economicamente roubando os bens do povo. Assim, o espírito deste século usa de uma máscara de amor cristão para tentar enganar os que são de Cristo, desviando suas esperanças para uma falsa redenção puramente humana e jamais conquistada. 
        
A Gênese do politicamente correto 

Depois dos repetidos fracassos do comunismo como um regime fechado e claramente autoritário – que gerou matanças e crueldades generalizadas, elevou a pobreza a níveis inimagináveis e destruiu a liberdade, a independência, o senso de responsabilidade, os valores, as instituições e a livre iniciativa - , estamos  vivendo ,  na maior parte do mundo ocidental, um comunismo mais “camaleônico”, diluído na cultura. Em mais uma de suas previsões errôneas, Marx declarou que, em situação de guerra, haveria um inevitável acirramento da luta de classes, e a classe operária europeia se levantaria em massa para derrubar os governos “burgueses”. Quando irroumpeu a Primeira Guerra Mundial, em 1914, ocorreu exatamente o oposto:  as pessoas se mobilizaram por seus respectivos países, deixando de lado toda a ideia de “classe”.  Dois pensadores marxistas se propuseram a analisar o fenômeno. Na Itália e na Hungria, respectivamente, Antônio Gramsci e Georg Lukacs foram pioneiros na ideia de que os trabalhadores só perceberiam seus verdadeiros interesses de classe se fossem libertados da cultura ocidental, calcada em valores judaico-cristãos. Enquanto no comunismo tradicional as igrejas cristãs eram a grande vilã do regime por recusarem-se a colocar os conteúdos da fé a serviço da ideologia, no marxismo cultural o grande obstáculo para a criação do “paraíso” socialista passou a ser, além das igrejas, o cristianismo infuso na cultura – o mesmo cristianismo que forneceu as bases para o direito como o conhecemos hoje e gerou a preocupação com os frágeis da sociedade. Assim, ao mesmo tempo em que age como um parasita dos aspectos cristãos na graça comum – aproveitando-se da ênfase no amor, na não-violencia, na preocupação com os mais frágeis da sociedade - , o marxismo cultural destrói a moralidade tradicional e esse mesmo direito, preparando a sociedade para a aceitação plena de um moralismo perverso, ditatorial e utilitarista. O parasita primeiro faz parte do organismo invadido, para depois destruí-lo.

O marxismo foi assim transmutado em libertação da “moral burguesa”. Passaram a ser atacados a religião cristã, a moralidade cristã, as instituições em geral, a cultura da responsabilidade individual, o casamento, a fidelidade conjugal, a família, a maternidade, os limites na educação da criança, etc.
Os anos 1960 ficariam caracterizados como a época das transformações nos costumes, da revolução sexual, do movimento hippie, do lema “É proibido proibir”. Em uma exaltação da juventude sem limites, explode o movimento estudantil, com suas rebeliões sem causa e sem propostas concretas. O filósofo anglicano Roger Scruton esteve em Paris, no auge da agitação que ficou conhecida como “maio de 1968” , e se chocou profundamente com as cenas que viu: jovens que, com gritos de guerra e urros de alegria, arremessavam paralelepípedos em policiais, comemorando a queda de vários deles.  Ao inquirir sua amiga, empolgada com os acontecimentos ouviu as respostas tiradas do livro. As palavras e as coisas, de Michel Foucault, considerada a “bíblia” dos jovens franceses do movimento estudantil. Nesse livro, estavam justificados todos aqueles atos de violência gratuita: os jovens haviam sido treinados a enxergar na cultura e no conhecimento apenas “discursos de poder”, ou seja o velho opressor marxista. Para aqueles estudantes, os policiais não passavam de símbolos; por isso, podiam se regozijar com o medo e as feridas que infligiam neles. 

Trazida para a atmosfera cultural, volatilizada para virtualmente significar qualquer coisa que pudesse representar um “poder opressor”, a luta de classes – que, não esqueçamos, é a base para um simulacro de teologia: os opressores encarnam os “maus”a serem sacrificados e banidos – foi transposta para a percepção do indivíduo. O estabelecimento do que, na prática, é bom ou mau, um enigma moral e milenar, passa a ser facilmente resolvido, de antemão, por aqueles que aceitam o convite para a politização de toda a existência. 

Nessa nova religião secular travestida de “bem comum”, cada pessoa é levada, nas escolas e na mídia, a se ver como um membro de uma classe que tem como inimiga outra classe, a se ver como um oprimido em luta contra algum opressor. As igrejas cristãs, evidetemente, como já decidido na gestação dessa nova versão de marxismo, situam-se no campo dos grandes opressores, “reprimindo” a sexualidade, a criatividade, as livres escolhas. Enquanto escolhem a libertação, os politicamente corretos, infantilizados moralmente (pois jogaram todos os referenciais  antigos  pela janela, sem analisá-los, em nome da “liberdade”), correm para os braços do papai Estado, pedindo-lhe que assuma tudo por eles. A contradição é flagrante: uma crescente uniformidade ideológica se estabelece entre políticos, artistas, professores, estudantes e intelectuais, que se posicionam à esquerda achando-se muito “transgressores” e “diferentes”, mesmo cinquenta anos depois de maio de 1968, ao mesmo tempo em que se oferecem voluntariamente como apoiadores de ideologias totalitárias e leis que reprimem a consciência individual. Esses “diferentes”repetem os mesmos jargões, expressam as mesmas ideias “libertárias”, concordam com as políticas públicas e aprovam enfaticamente cada imposição do governo, cada avanço do Estado sobre a vida privada, enquanto continuam rejeitando amargamente o cristianismo sem ler uma palavra sobre o assunto. Entregam sua liberdade em uma bandeja para o Estado e contiuam enxergando a si mesmos como libertários. Diante de tudo isso, não é difícil constatar, como delcarou Rene Girard em entrevista que “os cristãos fundamentalistas são os dissidentes verdadeiros”.  
         
A Justiça Cósmica

Na nova moralidade politicamente correta, que recupera o dualismo da “luta de classes” (opressor versus oprimido) e o expande, decide-se de antemão quem é o culpado e quem é a vítima, de acordo com o seguinte esquema:
Os pobres são os oprimidos dos ricos;
Os negros são os oprimidos dos brancos;
As mulheres são as oprimidas dos homens;
Os filhos são os oprimidos dos pais;
Os homossexuais são os oprimidos dos heterossexuais “homofóbicos”.

Assim, a sociedade é orientada para enxergar injustiças perpetradas por classes, não por indivíduos específicos em dadas situações. O rico que ajuda o pobre, as posturas não-racistas e não-machistas, o respeito do cristão pelo homossexual, tudo isso se torna oculto: a ideia da opressão se sobrepõe aos fatos reais. Uma classe é sempre culpada e a outra é sempre vítima. Um grande exemplo disso é a justificação massiva que hoje um procedimento tão claramente infame como o aborto tem recebido, sendo justificado pela opressão da mulher. Quem não permite à mulher “decidir” se vai ou não ter o filho é o opressor, é o machista que não quer que a mulher tenha a liberdade de escolher ser mãe. A mãe que não quer ser mãe é a vítima, e em nome da vítima o feto pode ser morto. A verdadeira vítima, o feto, não é considerada, mas imolada em nome da ideologia. Isso se dá exatamente como nos regimes comunistas que matavam pessoas também em nome da ideologia: esses sistemas e seus governantes ecebiam grande apoio de intelectuais europeus que, apesar das informações que recebiam, jamais enxergavam o fato óbvio, as reais matanças do comunismo? Da mesma forma, alguns não hesitaram em comemorar como “vitória contra o imperialismo” o 11 de setembro nos Estados Unidos, quando aviões foram jogados contra um prédio de escritórios em Nova York. Uma ideologia que transforma o assassinato em símbolo – tanto dos filhos no ventre da mãe, quanto dos trbalhadores do World Trade Center -  é algo realmente perigoso.

Esse apagamento dos seres humanos reais e sua caracterização como membros de uma classe “boa” ou “má” é uma verdadeira religião sectária que torna o grupo um definidor da identidade. Assim, forma-se uma cultura de tribo: é a “tribo” que define a identidade de cada um no grupo, e qualquer ameaça de fora é tratada da mesma forma com que a tribo selvagem cuidava das ameaças: o mecanismo do bode expiatório. Nesse caso, o mecanismo está sustentado por toda uma cosmovisão perversa, que impossibilita que as pessoas enxerguem sua inocência. E, se não há tentativa de assassinato real, há tentativa de assassinato social, por meio de difamação e exposição da imagem. Assim o pensamento politicamente correto se apresentaria precisamente como uma nova religião (sempre negada como tal), com sua moral gestada no ventre da divisão marxista da “luta de classes”. A redenção consiste nisso: a classe “boa” precisa exterminar (fisicamente, o comunismo, ou social e juridicamente no marxismo cultural) a classe “má”, em prol da utopia de uma sociedade totalmente uniformizada.

Em nome de uma noção deturpada de igualdade, governantes e juristas inspirados pelo marxismo extrapolam maximamente sua área de atuação e controle ao tentar restabelecer, em bases totalmente seculares, uma justiça “cósmica”na terra. A igualdade como um ideal é de inspiração cristã, pois somente Deus pode ser o árbitro sobre homens, igualando-os e instando-os para que não pratiquem opressão uns contra os outros. O parasitismo marxista se revela nessa questão ao pregar uma igualdade forçada, absolutizada, gestada sob a batuta do Estado. Em seu livro já citado, Thomas Sowell explica que uma das características mais fundamentais de nosso tempo, escorada no marxismo, é a perversão do direito tradicional. Sowell afirma que a justiça tradicional, com leis definidas, que pune os criminosos por seus crimes reais, vem sendo substituída pela “justiça cósmica”, ou seja, uma tentativa humana e pecaminosa de igualar as pessoas com base em uma injustiça inespecífica, geral. A justiça cósmica não resolve casos reais com pessoas de carne e osso: só resolve problemas por meio de abstrações, ou seja, toda uma “classe” se torna objeto da justiça, não as pessoas específicas que estão envolvidas em determinada situação que vai a julgamento. Os indivíduos são apagados em função de uma ideia geral. E, quando isto ocorre, não se julgam casos, mas impõe-se uma ideologia. Juízes influenciados pelo marxismo, por exemplo, tenderão sempre a julgar em favor do funcionário contra uma corporação, ainda que, naquele caso específico, segundo as leis, o funcionário esteja errado e a corporação correta.O papel do jurista como uma espécie de “super-herói dos desvalidos” tem se popularizado cada vez mais.

O colunista Augusto Nunes, da revista Veja, trouxe uma análise impressionante desse fato por um de seus leitores da área do direito:
Uma coisa é a solução construída a partir de sua ideologia, outra é aquela construída a partir das leis. Justamente porque o autocontrole de suas convicções pessoais deve ser mais forte, a consistência da argumentação jurídica deve ser mais densa. Atenção, eu disse “jurídica”. É essa a fundamentação exigida pela própria Constituiçào, no art.93, IX. E qual a análise que você mesmo fez? A esmagadora maioria dos ministros indicados na era do PT, nessas questões fortemente políticas, fazem exatamente o contrário do que eu disse acima. Enquanto outros ministros, mesmo expressando um teor político alto, não descuidam de dar higidez jurídica a seus votos, estes, que prefiro não citar nominalmente realizam raciocínios pseudojurídicos absolutamente constrangedores. Uns se fiam no “clamor da ruas”, outros têm devaneios pretensamente “poético-literário-filosóficos”. Alguns fundamentam suas conclusões no sentimento, no amor, no que é bom, certo e justo; outros, na justiça de não negar à geração atual o que entende-se ter sido negado às gerações passadas, desenhando paralelismos canhestros entre situações históricas que não se equivalem. E, por fim, todos acabam se permitindo contaminar pelo vocabulário “novilinguístico” das militâncias e dos lobbies diversos, fazendo-os constar das razões de voto, das ementas dos julgados!”

Chamo a atenção do leitor para a expressão “vocabulário novilinguístico”: a palavra “novilíngua” foi cunhada por George Orwell para indicar a linguagem do regime totalitário representado em seu romance 1984. Essa linguagem falseia a realidade para dobrá-la à ideologia. O uso internacional dos mesmos termos aplicados às mesmas questões por dirigentes políticos e lobistas poderosos é um fato mais que significativo da imposição mundial da ideologia politicamente correta. Hoje, por exemplo, o aborto é transformado em “direito reprodutivo” e “questão de saúde pública”, enquanto qualquer objeção (filosófica, moral, psicológica) ao homossexualismo é equiparada a espancamentos de gays sob o insultuoso termo “homofobia”. Trata-se de um vocabulário que criminaliza imediatamente as posturas contrárias. Orra, Jesus afirmou que “a boca fala do que está cheio o coração” Mt.12:34. A polarização expressa na linguagem é, em primeiro lugar, interior.  

* Norma Braga: Doutora em Letras, Apologeta e blogueira cristã. Tradutora, Conferencista e Escritora. 



Jesus de Nazaré, inimigo do estado, executado por traição
por Jerry Bowyer,

Jesus de Nazaré foi executado nesta sexta-feira por ordens do estado romano.  Método de execução: crucificação. 

Sob a lei romana, a acusação foi a de traição; sob a lei de Herodes, de blasfêmia contra o Templo.

As evidência s contra este anarquista eram tão fortes, que tanto as autoridades do estado romano quanto as do reino de Herodes trabalharam conjuntamente em sua prisão e execução, de modo que Jesus foi levado a julgamento por ambos os governos. 

E, em uma rara manifestação de justiça coletiva espontânea, as massas que estavam reunidas por ocasião da Páscoa Judaica também pediam por sua execução. A plebe afirmava sua lealdade ao estado com brados de "Não temos outro rei senão Cesar".

A execução ocorrida na sexta-feira interrompeu uma vida repleta de agitação anti-governo, bem como uma longa história de ilegalidade. A família de Jesus estava em posse de arquivos genealógicos ilegais e não-sancionados pelo estado, os quais indicavam que Jesus possuía uma linhagem real e solapavam a reivindicação de Herodes ao trono.  

A alegação maliciosa, que foi amplamente difundida entre o povo, era a de que o rei era um edomita, e não um judeu. O rei ficou atormentado por esta alegação e lamentou que, pouco após seu pai ter assumido o poder, os arquivos genealógicos (os quais certamente provariam seu direito legítimo ao trono) houvessem sido destruídos em um incêndio de origem misteriosa, provavelmente iniciado por agitadores anti-governo. 

Ainda quando menino, Jesus já era reconhecidamente um inimigo do estado, tendo sido condenado à morte pelo antecessor do atual rei, Herodes, o Grande.  No entanto, agentes estrangeiros subversivos enganaram o rei e, com a ajuda deles, Jesus e sua família desobedeceram às ordens legais das autoridades governamentais e fugiram ilegalmente para o Egito, onde permaneceram escondidos até a morte do rei.  Depois disso, sabe-se que eles retornaram à grande Israel, onde se estabeleceram na Galileia, nas fronteiras do reino, longe da capital e de seu rápido sistema judiciário. 

Cerca de três anos antes de sua crucificação, Jesus — que também era chamado de "O Cristo" por seus seguidores, como forma de desafiar as autoridades — se tornou uma figura pública com o auxílio de seu primo João, que por sua vez também foi executado pelo estado devido à sua falta de respeito para com a figura do rei.

A carreira criminosa de Jesus incluiu insultos públicos ao rei (chamou Herodes de "raposa" e de "junco ao vento"); insinuações de que o estado romano deveria prestar contas a Deus, e não o contrário; e maus tratos a funcionários públicos, inclusive a um coletor de impostos e a um membro do Sinédrio (os quais foram ordenados ou estimulados a devolver os bens ao povo de quem haviam tributado de acordo com a lei). 

Ele também foi culpado de uma série de ações que traidoramente questionaram a legitimidade de órgãos do governo, como o templo de Herodes.  Ele, por exemplo, ofereceu aos pecadores o perdão e uma aliança com Deus, desta forma violando o monopólio estatal (pertencente ao Templo) da expiação pública e do perdão. Adicionalmente, Jesus ilegalmente invadiu propriedade do governo e interferiu em operações cambiais sancionadas pelo estado e que funcionavam com a permissão dos indicados pelo rei a taxas cambiais aprovadas pelo governo.

Ele conseguiu evitar, por algum tempo, sua prisão recorrendo à inteligente tática de disfarçar sua propaganda anti-governo na forma de respostas codificadas, de analogias sugestivas mas ambíguas, e de aforismas confusos, por meio dos quais ele conseguiu reunir um séquito sem dar evidências claras de suas visões traidoras.  No entanto, sua propaganda anti-governo, por fim, se tornou inegável: previu a destruição do templo de Herodes e chegou até mesmo a negar sua legitimidade, declarando-o "deserto" e "desolado".

Sua execução foi declarada sumariamente e foi impiedosa, e seus discípulos se dissiparam. As autoridades garantem que seu nome será rapidamente esquecido, ao passo que Roma, a cidade eterna, e seu império irá durar para sempre. O templo construído sobre o poder do estado romano e do reinado de Herodes serão eternos.  As autoridades também garantiram à população que a punição suprema — a morte por execução, sobre a qual se fundamenta todo o poder do estado — foi o ato final deste curto episódio da história de Roma, o qual será prontamente esquecido por todos e não terá mais nenhuma importância posterior para a história humana.
__________________________________

Jerry Bowyer é economista, colunista, autor de livros e estudioso de teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário